“No Bombarral, é possível encontrar algo inexistente nas cidades periféricas: a tranquilidade do contacto com o campo”

A vila do Bombarral, cuja origem remonta ao ano de 1914, localiza-se no distrito de Leiria, na zona Oeste de Portugal Continental. A vila alberga 4000 habitantes, sendo também sede de município, que se subdivide em 4 freguesias: União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, Freguesias de Carvalhal, Pó e Roliça. Na sua totalidade, o número de habitantes ascende a cerca de 13 000.

O concelho do Bombarral pode ser considerado como discreto relativamente ao panorama nacional, mas foi neste território que ocorreu um de vários marcos importantes na história do nosso país: a Batalha da Roliça, na qual as tropas portuguesas (auxiliadas pelo exército inglês) derrotaram o exército francês. 

O Oeste, na sua generalidade, é uma zona rural e o Bombarral não é exceção: a agricultura foi – e continua a ser – uma das principais atividades económicas, com uma percentagem de indivíduos empregados no setor primário acima da média face ao panorama nacional. Verifica-se uma especial incidência para o cultivo e comércio de Pera Rocha, uma espécie natural do Oeste, que já se tornou uma das imagens de marca da localidade.

A popularidade do Bombarral como destino residencial tem vindo a aumentar, muito por força da rápida ligação rodoviária com Lisboa, realizada através da A8 (a principal infraestrutura de comunicação existente no município). Os 45 minutos de viagem entre ambos os destinos são suficientemente atrativos para rivalizar com os movimentos pendulares entre a capital e as outras cidades suburbanas. Para além disso, no Bombarral é possível encontrar algo inexistente nas cidades periféricas: a tranquilidade do contacto com o campo. 

Apesar do município ser primordialmente residencial, possui também atrações culturais e de lazer, com destaque para o jardim budista “Buddha Eden”. No Verão, realiza-se anualmente o Festival do Vinho e da Pera Rocha, que atrai excursionistas de todo o país. A Mata Municipal, a Quinta do Sanguinhal e o miradouro da Serra do Picoto são outros pontos de referência no município, ideais para passeios em família, contacto com a natureza ou até mesmo prática desportiva. 

Low-profile, mas atrativo e rico em várias vertentes – é assim o Bombarral. 

Texto: Alexandre Domingos

Foto: Tripadvisor