“Eles contam-se pelos dedos”- A informação geoespacial na monitorização de espécies em vias de extinção

As ações antrópicas têm-se demonstrado como uma das principais causas  responsáveis pela fragilidade dos ecossistemas e pelo desequilíbrio planetário. Mas  como? Bem, no ano de 2011, registou-se o incrível número de 7 mil milhões de habitantes em todo o mundo, o que, por si só, é um número que representa um grande  perigo no que toca à garantia de estabilidade do meio ambiente e de todos os seres  vivos. Acrescentando ainda o facto de que se perspetiva uma subida da população  mundial até aos 8 mil milhões, em apenas dois anos. O consumo desenfreado dos recursos  naturais é um inerente aliado do exacerbado crescimento demográfico mundial. Mais população pressupõe maiores necessidades; mais necessidades pressupõe maior  procura; e uma maior procura requer uma oferta que a consiga suprir. A sobrevivência de todos os ecossistemas está, mais do que nunca, dependente da velocidade de consumo e da capacidade de regeneração natural dos recursos. Urge preservar o capital  natural através de redes globais de áreas protegidas e assegurar o lar de milhares de  espécies em perigo de extinção. As tecnologias de informação geoespacial  desempenham um papel fundamental na conservação destes ‘’lares’’, mostrando-se  como ferramentas efetivamente eficazes nas atividades de análise, gestão e visualização  de zonas de risco, onde a vida selvagem é profundamente afetada. Mais, são essenciais  na garantia da biodiversidade estabelecendo a ‘’ponte’’ entre a análise estatística e  geográfica e as condições dos habitats das espécies em observação, permitindo que  estas últimas possam ser compreendidas, com posterior adoção de medidas adequadas  de revitalização. 

Exempli gratia, nas montanhas Virunga, no centro do continente africano, a  D.F.G.F.I (The Dian Fossey Gorilla Fund International) tem exercido imensos esforços no  uso de tecnologias de reconhecimento espacial avançado, no sentido de apoiar o estudo  e a monitorização de uma das subespécies de primatas mais afetadas, o Gorilla beringei,  espécie esta que tem demonstrado, nas últimas décadas, um declínio demográfico  preocupante. Os estudos e reconhecimentos do gorila são feitos através da observação  de mapas históricos da espécie, imagens de satélite e de mapas-base digitais  tridimensionais que são utilizados para a monitorização do movimento do animal no  terreno e da atividade humana nas zonas abrangentes. 

Outro exemplo é o Philippine Tarsiers Conservation Program, que se dedica à  conservação de um dos primatas mais pequenos do mundo, o tarsier filipino.  Atualmente, existe apenas uma pequena fração da espécie (comparando aos valores  demográficos observados em 1990) e esta reside, na sua maioria, no sudeste asiático,  com maior incidência na Malásia e Indonésia. O seu declínio teve origem em ações  humanas como a desflorestação, a caça para venda em mercados de animais  exóticos e a prática agrícola intensiva no seu habitat. Contudo, muitos têm sido os  esforços de vários investigadores e organizações no sentido de monitorizar e preservar  a integridade do tarsier, nomeadamente no uso de técnicas de radio-telemetria para  observação do comportamento da espécie no território, como também, no uso de  ArcView para uma melhor visualização e compreensão dos tipos de coberto vegetal, das  características do terreno e dos padrões de uso do solo. 

Em síntese, urge encarar as tecnologias de informação geoespacial, para além  dos seus ‘’muitos’’ usos, como um meio indispensável nas tarefas de acompanhamento  e conservação da vida animal. Numa era de sobrepopulação e de uma pegada ecológica  cada vez mais dispendiosa, é determinante repensar os valores que nos trouxeram até  aqui, e se os mesmos vão de encontro ao respeito pelas mais variadas formas de vida.  Hoje, algumas espécies contam-se pelos dedos, e a este ritmo, no futuro, a mão fechar-se-á para todo o sempre. 

Texto: Frederico Ferreirinho

Fonte imagem: Bringantia

Legenda da Imagem: Exemplar de lobo-ibérico. Espécie em declínio desde a segunda metade do século XX mas que, recentemente, tem  vindo a aumentar a sua população graças aos esforços de várias associações de conservação, em Portugal e  Espanha. 

Referências Bibliográficas:

Animal Diversity Web (2019). Tarsius. Disponível online em: https://animaldiversity.org/accounts/Tarsius/. Consultado a 15 de abril de 2021

Esri (2007, Dezembro). Gis for Wildlife Conservation. Disponível online em: https://www.esri.com/~/media/Files/Pdfs/library/bestpractices/wildlife-conservation.pdf. Consultado a 15 de abril de 2021;

World Wide Life Fund (s.d). Mountain Gorilla – Facts. Disponível online em: https://www.worldwildlife.org/species/mountain-gorilla. Consultado a 15 de abril de 2021.