O fascinante Lago Retba

Também conhecido como Lac Rose ou Pink Lake, o Lago Retba, localizado a
sensivelmente 30km da capital do Senegal, Dakar, é uma famosa atração turística devido à sua cor, a mais peculiar de várias características incomuns. Não é só o rally que atrai viajantes de todo o mundo para esta região Africana, já que a cor e facilidade em flutuar no lago também se revelam bastante chamativas. A sua cor deve-se à grande concentração de sal presente nas águas, fruto da proximidade geográfica do lago ao Oceano Atlântico, apenas separados por algumas dunas de areia. Durante a estação seca (de novembro a junho), devido à maior evaporação, as águas chegam a ser mais salgadas que as do Mar Morto.
Esta combinação de características físicas confere ao lago o seu próprio bioma, que impede a sobrevivência de quase todas as espécies, exceto da Dunaliella salina bacteria. No processo de absorção da radiação solar para sobrevivência, acaba por libertar uma pigmentação vermelha – a fonte do tom cor de rosa das águas.
Tamanha concentração de sal fomenta as atividades económicas relacionadas com a sua exploração, que é a principal fonte de rendimento para muitos habitantes locais. A exploração das salinas acaba por, curiosamente, ser a chave para a sobrevivência do lago. Sem a remoção do sal, a sua constante acumulação conduziria à total evaporação das águas. Apesar deste trabalho ser muito duro (requer grande capacidade física e a exposição prolongada ao sal pode causar queimaduras) estabelece-se uma interessante relação de dependência mútua: o lago precisa dos locais para existir; os habitantes precisam do lago para sobreviver.
Este não é um caso isolado a nível mundial, pois existem mais lagos de tonalidades parecidas, embora nem sempre devido aos mesmos motivos. Azerbaijão, Canadá, Espanha, Tanzânia ou Bolívia são outros dos afortunados países com tão belas paisagens.

Texto: Alexandre Domingos

Imagem: The World Geography