Entroncamento: a cidade dos comboios, dos ovos de galinha e do carneiro de quatro cornos

Esta cidade, situada no Médio Tejo, tem muito mais para oferecer do que aquilo que à primeira vista pode parecer. O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí ser o ponto de encontro de duas linhas de caminho-de-ferro: a Linha do Norte (Lisboa-Porto) e a Linha da Beira Baixa (Entroncamento-Covilhã). No entanto, a Linha do Leste apesar de começar oficialmente em Abrantes, o seu comboio parte do Entroncamento, portanto a cidade também faz ligação a esta linha (Entroncamento-Abrantes-Elvas-Badajoz).
Foi este cruzamento de linhas, e o facto de o Entroncamento ser um dos principais pontos de passagem do país em termos ferroviários, que possibilitaram o seu desenvolvimento, sendo toda esta história a razão pela qual se situa o Museu Nacional Ferroviário na cidade.
Este museu é o principal ponto turístico da cidade. Situado junto da estação ferroviária, conta-nos toda a história dos caminhos-de-ferro em Portugal. Dois dos pontos mais importantes durante a visita são o Comboio Real (usado nas deslocações da família real portuguesa) e o Presidencial (também este destinado ao uso dos reis e imperadores em função).
Para além da sua ligação à ferrovia, o Entroncamento é, também, famoso pelos seus “fenómenos”  – os quais surgiram no seguimento de uma procura por algo que pudesse causar sensação. O jornalista Eduardo Brito, residente na cidade, foi quem mais influenciou esta procura de sensacionalismos.  A existência de um melro branco foi o primeiro fenómeno registado no concelho. A população ficou de tal forma entusiasmada que os próprios habitantes começaram a procurar novos casos insólitos. 
Casos como o ovo de galinha de 800gr (que chegou a ser noticiado em jornais franceses), ou o carneiro de quatro cornos são apenas alguns dos muitos fenómenos que ao longo dos anos têm vindo a perder a força, mas que não deixam de fazer parte do património cultural desta cidade.
Para além destas duas facetas da cidade, espaços de lazer e desportivos já foram palco de grandes eventos, por exemplo, a final da Taça de Portugal de Futsal, que opôs o Benfica e Belenenses, no Pavilhão de Desportos Municipal.

Enfim, pode não parecer muito mas, de facto, o Entroncamento tem muito mais para oferecer do que aquilo que aparenta, quer em termos de história material, quanto imaterial.

Autor: Pedro Rosa