“É p’ra amanhã”: uma viagem a um futuro sustentável

A ideia partiu de um desafio entre 6 amigos que, inspirados pelo documentário francês “Demain”, decidiram partir em viagem. Fugindo ao paradigma habitual de documentários ambientais, esta série tem um enfoque mais positivo sobre aquilo que já está a ser feito, sobre as pessoas e projetos que já estão a implementar alternativas viáveis que podem servir de exemplo para um futuro próximo. 

O “É p’ra amanhã” propõe-se a chegar a um público alargado para que o tema comece a ganhar a devida importância na nossa sociedade e que políticos e cidadãos se possam unir para criar um verdadeiro movimento de sustentabilidade. 

Promovida pela Circular Economy Portugal, esta série-documental é cofinanciada pela União Europeia e pelo Camões I.P., no âmbito do projeto NO PLANET B – AMI. O financiamento foi complementado com o apoio de 271 pessoas, através de uma campanha de Crowdfunding na plataforma PPL no final de 2018, que foram recompensadas com acesso às rodagens, convite para a antestreia, refeições com a equipa ou a plantação de 76 árvores na Mata do Bussaco. 

A equipa partiu em rodagens por Portugal continental em Março de 2019, depois uma selecção de entre mais de 800 referências de iniciativas ligadas à sustentabilidade em território nacional, captadas através de uma campanha de Crowdsourcing que possibilitou o mapeamento numa base de dados, com recurso à contribuição com sugestões e referências de centenas de pessoas. Em três meses de rodagens foram visitados cerca de 60 projetos de norte a sul de Portugal e entrevistadas mais de 100 pessoas. 

A própria viagem para a produção desta peça documental foi realizada da forma mais sustentável e integrada possível (a pé, bicicleta, transportes públicos e meios elétricos) para sensibilizar para a importância de repensar os transportes e o sistema energético atual. Ainda assim, a pegada carbónica da equipa durante as filmagens foi contabilizada e os 932 kg de CO2 produzidos serão compensados com o investimento em projetos de energia solar e eficiência energética através da plataforma de investimentos com impacto GoParity. 

A par dos episódios transmitidos na SIC, serão lançados no site www.epraamanha.pt, conteúdos exclusivos, informação detalhada dos projetos representados na série e sugestões práticas de implementação destas ideias, facilitando a passagem à prática, mais que necessária ao futuro sustentável com que todos sonhamos, e que é possível já amanhã, uma vez que “bem podias fazer hoje