Hoje, a foto devia ser outra…

Hoje, a foto devia ser outra. Nestas mesmas escadas, todos juntos, mas numa outra fotografia. De sorrisos ainda mais rasgados e lágrimas a escorrerem pela cara abaixo; numa mescla de emoções entre a felicidade e o desejo de encarar o futuro, e a tristeza e saudade pelos momentos vividos no passado. Hoje, a foto devia ser outra. De pasta na mão, de capa ao ombro, a reclamar do calor, das gravatas apertadas, ou dos sapatos que aleijavam… Hoje, se por momentos pudéssemos estar lá, não nos importaríamos que estivessem quarenta graus à sombra, ou que a capa pesasse o dobro; porque, hoje, de facto, a foto era mesmo suposto ser outra. Cada um vai festejar em sua casa, aquilo que devíamos estar a festejar naquela que foi a “nossa casa” nos últimos três anos. Talvez tentemos nem pensar nisso, ou talvez mergulhemos num baú de memórias, numa profunda lembrança saudosista, e sintamos até saudades daquela primeira aula de Geografia Humana, dos nomes estrambólicos e da velocidade das aulas de Geopolítica, do barulho ensurdecedor na Mapoteca, mesmo quando queríamos mesmo trabalhar, dos despiques… de tudo e mais alguma coisa!

Agora, por mais irónico que seja, vamos tornar-nos geógrafos dentro de quatro paredes. Quando saírmos lá para fora, teremos novos muros para derrubar e novas pontes para construir, novas formas de olhar para os territórios e de aproximar os povos que neles vivem. Tudo isto num mundo, no qual, mais do que nunca, podemos falar em incerteza! Turma 2017-2020, somos uma casta diferente!

Levamos amigos para a vida e momentos guardados numa pasta que contém os melhores anos das nossas vidas! E embora não guardemos todas as aulas e tudo aquilo que aprendemos, temos, definitivamente, de agradecer a todos os professores que fizeram parte deste percurso. Sempre disponíveis para ajudar, contrariaram a o estigma do distanciamento entre professores e alunos, no ensino superior! É, também, por causa eles, que a FCSH está no topo!

Alguns de nós regressarão à Avenida de Berna no próximo ano, outros ficarão por aqui! A todos nós, os parabéns pelo fim desta etapa. Embora gostando que a corrida fosse diferente, cortámos a meta na mesma!

O futuro aguarda com destinos e propósitos distintos para cada um de nós. Seguiremos caminhos diferentes ou até, talvez, nos cruzemos brevemente. No meio de tudo isto, sairemos daqui com o coração apertado, com certezas de que este sábado, terá lugar num outro dia. Um dia em que conseguiremos fechar este capítulo como merecemos, com GPR no topo de um coração pintado de duas cores sempre presentes: “de verde pela universidade, e de azul pela faculdade”!

A todos os finalistas de Geografia e Planeamento Regional, da NOVA FCSH!