O programa Eco-Escolas na NOVA FCSH

O Programa Eco Escolas debruça-se, sobretudo, sobre dois conceitos: a Educação Ambiental e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A implementação deste programa na NOVA FCSH, no ano letivo 2018-2019, teve como objetivos gerir e organizar as várias iniciativas durante esse horizonte temporal no âmbito do Desenvolvimento Sustentável e da Qualidade Ambiental, assim como enquadrar as atividades já existentes na faculdade para tal finalidade.
Este programa possibilitou uma maior articulação entre a Direção da faculdade, os Serviços e a Associação de Estudantes, incentivando a participação ativa de toda a comunidade académica, bem como a criação de uma maior sensibilização para as questões de sustentabilidade e do ambiente, interligando os temas desenvolvidos no projeto com os 17 ODS, ajudando a consolidar atitudes e a alterar comportamentos com o objetivo de melhorar a qualidade do ambiente, em geral, e do espaço físico da faculdade, em particular.
Em reuniões com a Subdiretora para a Gestão Curricular e Avaliação, Professora Doutora Maria José Roxo, e com a Coordenadora do Núcleo de Mecenato, Doutora Catarina Bernardo, e em palestras sobre a temática, discutiram-se as principais diferenças na instituição, antes e depois da implementação do Programa Eco Escolas e, sobretudo, discutiu-se o que foi feito.
Apesar da necessidade de adaptação aos problemas atuais, a existência do Grupo de Ambiente da NOVA FCSH, criado há mais de uma década, e de outras iniciativas por parte de docentes, nomeadamente de Geografia e Planeamento Regional, que sempre se interessaram e definiram objetivos voltados para o meio ambiente e para uma faculdade mais sustentável.
Para além de toda a dedicação e dos resultados observados num espaço de tempo de um ano, persiste-se em encontrar ideias mais inovadoras para um campus mais ecológico.
Esta instituição ambiciona, gradualmente, um campus mais ecológico e, sobretudo, centrado no Desenvolvimento Sustentável. Isto só é possível, através de ações/iniciativas e do incentivo da participação de todos os elementos da comunidade, sejam eles  alunos, docentes ou funcionários, num exercício de cidadania ativa.
Algumas das iniciativas integradas no Programa Eco Escolas da NOVA FCSH – evento Tisanas Party, iluminação LED, existência da Cicloficina (através da AEFCSH), campanha “Faça a melhor escolha, vá pelas escadas”, atividades ligadas à reciclagem e limpeza da faculdade, venda de produtos ecológicos e sustentáveis, entre outras -, fizeram com que a mesma recebesse o galardão: a Bandeira Verde, já hasteada na instituição. Este programa, no presente ano letivo, passou a designar-se “Programa Eco Campus”, um programa mais direcionado para as universidades, tendo outro tipo de abrangência.