A Holanda é um país incrível (e não é só Amesterdão!)

A Holanda é um país incrível (e não é só Amesterdão!). Os queijos, as tulipas, os sapatos de madeira, as ciclovias e bicicletas estacionadas em qualquer lugar oferecem a melhor experiência possível. Para não falar da cidade que me acolheu: Roterdão. A Hogeschool Rotterdam é muito organizada e com um sistema de ensino exigente, mas que acompanha os alunos passo a passo nos projetos. As relações informais entre professores e alunos é fantástica, bem disposta e muito saudável. Já da cidade em si… o que dizer? A mistura entre a cidade antiga e os enormes edifícios, a vida noturna, a bicicleta para me transportar para qualquer lado, os amigos vindos de todo o mundo, a multiculturalidade, a natureza dentro da cidade e as paisagens permitem uma experiência única para qualquer um. Não é por acaso que o lema da cidade é “Rotterdam: Make It Happen!”.  Aqui ficam algumas dicas com base na minha experiência pessoal:
1. Interessa-te por outras línguas e não tenhas medo que o teu inglês seja menos bom. Todos tinham o mesmo medo antes de ir. Vais ver o teu inglês melhorar todos os dias, os holandeses falam todos (ou quase todos) inglês e vais voltar a entender perfeitamente o sotaque All-American ou até Britânico.
2. Nunca vais estar sozinho(a). Vais conhecer pessoas de todo o mundo que pensariam da mesma forma e vais acabar a divertir-te imenso e a fazer amizades para sempre, com pessoas espalhadas pelo mundo. Vantagem de estarem longe depois do Erasmus? Sempre que os visitares não pagas estadia.
3. Passa o máximo tempo possível fora de casa. Parques, bares, faculdade, há imensa coisa para fazer e nunca vais querer parar! Só vais parar quando adormeceres, se adormeceres.
4. Explora outras cidades, se possível, países. Vais-te sentir em casa quando voltas à cidade do teu Erasmus, e que sentimento esse durante 6 meses!
5. Prepara-te para ouvir o nome Cristiano Ronaldo cada vez que referires que és português(esa).
6. Se possível, usa uma bicicleta ou os pés para transporte e conheceres a cidade. Além de estares mais atento ao que se passa, fazes um exercício físico! E com as festas, acredita que vai dar jeito aqueles 15 minutos a pedalar para a faculdade!

Autor: Miguel Vicente