Quem já visualizou documentários ou vídeos sobre a Índia não foi capaz de ficar indiferente no que diz respeito à heterogeneidade deste magnífico território. Pequenos aspetos como as ruas, os mercados, a vasta multiplicidade de culturas e religiões e os modos de vida são quase ‘’tocáveis’’, fazendo-se até sentir o sabor da imensidão de cores, ideias e cheiros tão característicos nas terras de Brahma. Por um lado é, sem dúvida, um território com um enorme potencial económico, no entanto a desorganização social é um problema estrutural profundo que impera na sociedade indiana há largas décadas, para além de uma densidade populacional de três milhões de habitantes por cada quilómetro quadrado, verifica-se uma batalha silenciosa entre hábitos e tradições, e a capacidade de planeamento, inovação e reestruturação do país.
Para quem considera o tráfego rodoviário português um tanto desorganizado ainda não teve oportunidade de experienciar o trânsito indiano, reputado mundialmente pela sua falta de organização e situações caóticas constantes.
A circulação rodoviária é caracterizada particularmente pelo uso excessivo de buzinas como forma de, segundo a crença comum, fazer o trânsito circular e prevenir a sinistralidade. É muito comum o uso do instrumento em situações de ultrapassagem, como forma de aviso aos peões que circulam no meio da via e até mesmo quando o sinal se encontra vermelho.
Várias pesquisas académicas já demonstraram o impacto que este pequeno ‘’grande’’ costume tem, tanto nos cenários urbanos, como na saúde mental e física da população. O estudo mais recente aponta que, grande parte das causas de perda de audição prematura da população residente nas grandes urbes indianas, advém do uso desnecessário da buzina, em casos que poderiam ser facilmente evitados caso se primassem políticas e incentivos à educação rodoviária. Não obstante desta desordem, existe um caso sui generis inovador e experimental na grande metrópole de Bombaim (cidade mais populosa de toda a Índia e a sexta mais populosa do mundo), em que a administração municipal da cidade adotou medidas de fiscalização através da instalação de dispositivos de deteção de ruído, tanto nos semáforos como nas vias sem sinalização. O conceito é bastante simples: quanto mais ruído proveniente de ‘’buzinadelas’’ mais rapidamente os sinais luminosos passam a vermelho. Nas vias sem sinalização luminosa, o método é um pouco diferente. Consiste na penalização através de sanções para condutores que buzinem sem causa justificada. Mais, a polícia de Bombaim colocou até algumas placas com a frase – ‘’Mais buzina, mais espera‘’ – porém, nos primeiros meses, a desobediência continuou a ser evidente. Pranaya Ashok, porta-voz da polícia de Bombaim, explicou: ‘’É essa a mensagem que queríamos passar aos cidadãos: buzinar e fazer barulho não faz com que o trânsito ande mais rápido. O trânsito circula naturalmente e tem um ritmo próprio ‘’. Devido às ‘’quase impenetráveis’’ crenças culturais a grande maioria da população indiana está contra este tipo de medidas (que, por sinal, já começam a ser adotadas noutras cidades do país), mantendo a sua posição relativamente ao uso desenfreado da buzina na via pública.
Existe um antigo ditado indiano que diz: ‘’para conduzir bem neste pais é necessário: um bom carro, bons olhos, boa sorte e uma boa buzina’’. Será apenas uma experiência falhada por parte do município? Ou o início de uma nova era no cenário da mobilidade urbana?
Texto: Frederico Ferreirinho
Fonte da Imagem: The Wall Street Journal
Referências Bibliográficas:
Jornal da Globo (2013). Indianos debatem redução do uso de buzinas no trânsito. Disponível online em: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/06/indianos debatem-reducao-do-uso-de-buzinas-no-transito.html. Consultado a 6 de maio de 2021.
UOL Tilt (2020). Índia instala sensor em semáforo e aumenta tempo de espera a cada buzinada. Disponível online em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/02/15/pegadinha-da policia semaforo-na-india-demora-mais-se-motorista-buzinar.htm . Consultado a 6 de maio de 2021
Observador (2020). Atenção! Se buzinar, o sinal fica vermelho. Disponível online em: https://observador.pt/2020/02/14/atencao-se-buzinar-o-sinal-fica-vermelho/ Consultado a 6 de maio de 2021
Estadão Internacional (2020). ‘’Mais buzina, mais espera’’ fiscalização na Índia tenta educar motoristas. Disponível online em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,india transito-barulho-buzina-fiscalizacao,70003203165. Consultado a 6 de maio de 2021